quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A História Da Alimentação

A alimentação humana e uma longa adaptação no sentido do progresso. As mudanças profundas pode se chamar Revolução Alimentar que foram originadas por alterações nas condições de vida dos seres humanos.
Esta evolução acompanhou o desenvolvimento do homem para a civilização, o homem esteve na dependência de efeitos climáticos, de descobertas como: o fogo, a cultura das plantas e a utilização de animais.
Dantes o homem comia de maneira parecida com os animais. Caçava, pescava, comia frutos e plantas da floresta. Ele nada sabia sobre a Alimentação Racional mas os instintos levavam-no a procurar os alimentos certos.
Quando descobriu a agricultura começou a plantar os seus própios alimentos. Quando descobriu a criação de animais começou a produzi-los para o seu proprio sustento.
Mais tarde com o aparecimento da moeda começou a vendê-los.
Havia regiões onde so se produzia um alimento.Assim, o homem foi criando novos hábitos alimentares. Ainda hoje só alguns povos têm uma alimentação rica e variada. Os que vivem da agricultura comem muitos cereais, os que vivem da pesca comem muito peixe, os que vivem da criação de animais comem muita carne, ovos e bebem muito leite.
O Homem precisa de estudar, de aprender outra vez a comer.Ele tem que saber o que é a alimentação racional,isto é, a Alimentação mais correcta para viver com saúde.



Factores que influenciam a alimentação das populações:


Sócio-culturais:

-Guerra
-Etnias/tribos
-Religião

Económicos:
-Riqueza/pobreza
-Guerras
-Economia

Geográficos:
-clima
-Relevo
-Localização Geográfica
-Isolamento Geográfico


sábado, 27 de setembro de 2008

Cadeia Alimentar



É uma sequência de seres vivos no qual uns comem aqueles que os antecedem na cadeia, antes de serem comidos por aqueles que os seguem.



Niveis Troficos: - Produtores: são os vegetais que são seres autotróficos, com clorofila e que por meio da fotossíntese, fixam a energia luminosa, utilizam substâncias inorgânicas simples (água e dióxido de carbono) e produzem substâncias orgânicas complexas (glicose, amido);


- Consumidores Primários ou de Primeira Ordem: são os organismos que comem os produtores, são heterotróficos e geralmente herbívoros;


- Consumidores Secundários ou de Segunda Ordem: alimentam-se dos herbívoros, sendo representados por carnívoros;


- Consumidores Terciários ou de Terceira Ordem: são os carnívoros maiores que se alimentam de carnívoros menores (e assim por diante);

O homem pode ser consumidor de 1ª,2ª ou de ordem superior.


- Decompositores: finalizando a cadeia alimentar, aparecem os decompositores, microorganismos representados por bactérias e fungos que decompõem a matéria orgânica e transformam-na em inorgânica. São muito importantes, tendo-se em vista que realizam a reciclagem da matéria, devolvendo os elementos químicos ao ambiente.

Teias Alimentares: São conjuntos de cadeias alimentares num ecossistema que se interligam.